logo_color_black

Terapia Cognitivo-Comportamental

O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterapêutica que objetiva identificar e modificar a maneira como as pessoas pensam, sentem e se comportam, de maneira a promover redução do sofrimento psíquico e melhora da qualidade de vida. 

A TCC entende que existe uma relação estreita entre pensamentos, emoções e comportamentos. Ela baseia-se na premissa de que a maneira de interpretar a realidade influencia sentimentos e atitudes. Assim, o sofrimento emocional seria o resultado de interpretações irrealistas, inflexíveis e generalizadas sobre os eventos. Adicionalmente, entende que a interpretação distorcida da realidade é decorrente de crenças, pressupostos e regras pré-concebidas, que precisam ser identificadas e modificadas para que o paciente adquira um funcionamento mais saudável.

Quais os objetivos da Terapia Cognitivo-Comportamental?

A TCC busca identificar e modificar pensamentos e crenças negativas ou disfuncionais que contribuem para o sofrimento psicológico. Adicionalmente, a TCC se concentra em modificar comportamentos desadaptativos, e a treinar habilidades de enfrentamento que possam facilitar as interações e o desempenho das pessoas em diferentes áreas de suas vidas.

Como a Terapia Cognitivo-Comportamental funciona?

A TCC é uma abordagem estruturada, que trabalha com reestruturação cognitiva. A TCC planeja suas intervenções terapêuticas em três blocos de tempo: iniciais, intermediários e finais.

Após avaliação diagnóstica e estabelecimento das metas terapêuticas, o paciente é incentivado a monitorar pensamentos, emoções, comportamentos e reações fisiológicas que estão relacionadas com seus sintomas. Também são identificadas crenças e pressupostos distorcidos, inflexíveis e generalizados que o paciente possa ter sobre si, sobre os outros, o mundo e sobre o futuro. Complementarmente, são propostas técnicas para manejo de sintomas físicos que estejam prejudicando o dia-a-dia do paciente. Esses procedimentos iniciais facilitam o autoconhecimento e a regulação psicofisiológica

Na sequência, as distorções de pensamento e as crenças disfuncionais começam a ser questionadas, com o objetivo de serem mais compatíveis com a realidade. Isso permite maior flexibilidade cognitiva, e mudanças significativas no autoconceito e na autoestima, promovendo maior bem estar emocional. Paralelamente, os pacientes são estimulados a adequar seus comportamentos às novas crenças e pensamentos mais saudáveis, consolidando a mudança do funcionamento global.

Por fim, busca-se o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento saudáveis aos desafios do dia-a-dia, por meio de técnicas de resolução de problemas e comunicação assertiva. A manutenção dos ganhos terapêuticos e a autonomia são reforçados nessa etapa, diminuindo a probabilidade de reincidência de sintomas e possibilitando a alta.

Quais os diferenciais da Terapia Cognitivo-Comportamental?

A TCC é uma abordagem estruturada, focada no presente, na reestruturação cognitiva e na resolução de problemas. Trata-se de uma abordagem prática, em que terapeuta e paciente trabalham colaborativamente. 

Na TCC, há atenção e monitoramento contínuos do progresso da terapia, com uso de escalas, questionários e feedbacks do paciente, para que se identifiquem os ganhos terapêuticos e se façam ajustes nas estratégias de tratamento, quando necessário.

A TCC enfatiza a importância da aplicação das estratégias aprendidas durante a terapia no cotidiano do paciente, para que possa desenvolver uma maior resiliência e autonomia emocional. Ao longo do tratamento, ao aprenderem a identificar e desafiar seus próprios pensamentos e comportamentos disfuncionais, os indivíduos são capacitados a se tornarem seus próprios terapeutas.

Para quem se destina a Terapia Cognitivo-Comportamental?

A TCC é uma das abordagens teóricas da psicologia mais pesquisadas em estudos clínicos randomizados no mundo. 

Essa abordagem terapêutica demonstrou eficácia no tratamento de uma variedade de condições, incluindo depressão, TOC, transtornos de ansiedade (ex: fobias, pânico, ansiedade social), transtorno de estresse pós-traumático,  TDAH, disfunções sexuais, abuso de substâncias, etc.

Além desses, a TCC também tem oferecido bons resultados para casos em que não há necessariamente um diagnóstico. Assim, pessoas que precisam de ajuda para manejar dificuldades ou problemas comuns também podem se beneficiar desse tipo de tratamento. Alguns exemplos incluem: dificuldades de sono, impulsividade, regulação emocional, inseguranças, problemas de peso, manejo de dor, auto-organização, estudos para concursos, mudanças de estilo de vida e melhora da auto-estima.

© 2023 Synapse Psicologia | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MentalTec.